» Home » Grupos de Ajuda Mútua

 
Grupos de Ajuda Mútua

O que são os Grupos de Ajuda Mútua ?

São estruturas pequenas constituídas por pessoas que sofrem / vivenciam situações  em comum e que se reunem com regularidade com o objectivo de, reflectindo sobre as suas dificuldades, encontrarem formas de resolução das mesmas. Estes grupos permitem a partilha de Ideias, Opiniões, Experiências, Sentimentos e deste modo permitem satisfazer algumas das necessidades dos  participantes e ajudam encontrar respostas.São liderados pelos seus membros, mas têm a presença de um técnico que funciona como facilitador, que deverá ser imparcial e promover a autonomia do grupo.

A Origem dos Grupos de Ajuda Mútua ?

Estes grupos surgem em 1935 nos EUA com os Alcoólicos Anónimos  No final dos anos 70 já existiam cerca de 500 000 Grupos de Ajuda Mútua   (GAM),  mas só chegam à Europa pelos anos 60 / 70.

Objectivos

Promover interacções sociais

Intercomunicação

Auto-estima /Auto-confiança

Estabelecimento de relações de suporte positivas

Em cooperação com a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (Epicentro Sul) tivemos em funcionamento 2 grupos vocacionados para as diferentes problemáticas desta doença (um de pais e outro de pessoas com Epilepsia), brevemente gostaríamos de constituir outros grupos ligados a outras patologias.

Se quiser participar contacte-nos:[email protected] ou [email protected]

 
 
 

  Prémio de Boas Práticas em Saúde
 

Actividade reconhecida

1º Prémio de Boas Práticas em Saúde 2009

 
  “Ter um filho diferente”
 

ter um filho diferente.jpg


Decorreu no CDC em 13 Outubro 2009 uma reunião, dinamizada e apresentada por
Pais de crianças com doença neurológica crónica, com o título “Ter um filho diferente”

  ENCONTRO DE PAIS - Vamos Falar de Autismo -factos e controvérsias
  No sequência de reuniões anteriores, organizámos mais um Encontro de Pais, que decorreu no dia 24 de Novembro de 2007, onde se abordaram diversos aspectos das Perturbações do Espectro do Autismo.
 
  MÚSICA NO CDC
  O CDC teve música nos corredores....
  CIÊNCIA DIVERTIDA
  Na continuidade das actividades exteriores que regularmente realizamos aqui brincamos com a ciência… e foi notória a alegria de crianças pais e técnicos.
 
 
2009 © CDC-HGO - Todos os direitos reservados.