» Home » Destaques

 
10 Anos!... pela Saúde da criança e família
O Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva sendo uma das metas prioritárias do Serviço de Pediatria desde 1992, só em 2007 o sonho se tornou realidade. Todavia, o tempo decorre de forma rápida e assim a 1 de Junho de 2017 completaremos dez anos de trabalho!... Tem sido intensa e múltipla a nossa atividade, na prevenção, diagnóstico e tratamento a crianças e jovens com doenças neurológicas e perturbações do desenvolvimento psicomotor, repartindo-se por três áreas: Assistencial, Formativa e Científica

Ao longo destes anos temos conseguido atingir os nossos principais objectivos:

• Melhorar a acessibilidade: a reorganização de recursos já existentes no Hospital permitiu aumento significativo do número e diversificação de atendimentos, com economia de meios e rentabilização do tempo das famílias.

• Incentivar ações de mudança:
- Modificação do modelo médico tradicional para um verdadeiro trabalho em equipa multidisciplinar, em que a intervenção de outros técnicos é fundamental para a ajudar a resolver os múltiplos problemas que estas crianças e famílias apresentam
- Maior capacitação das famílias, melhor informação, participação em grupos de discussão, para tentarem encontrar no seu interior recursos próprios que ajudem a gerir a situação de doença permanente.
- Articulação com educadores e professores, para dar continuidade, na escola, à ação desenvolvida no Centro
- Promoção da ligação do Hospital à comunidade
- Cooperação com associações de doentes
- Ligação do Hospital a Universidades

Sendo a área da doença crónica, ainda deficitária, no sistema público, pensamos que seria fundamental a replicação de centros, com organização semelhante, mas com diferentes níveis de diferenciação, de acordo com o hospital a que estejam agregados, como definidos no relatório da Comissão Nacional de Saúde Infantil (1993), presidida pelo Prof. Torrado da Silva. Construir-se-ia assim uma rede de atendimento multidisciplinar em doença crónica, para promover a Equidade, a Efetividade e a Eficiência, e assim contribuir para melhorar a qualidade de vida destas crianças e suas famílias.

No contexto das comemorações dos 10 anos de atividade estamos a organizar:
• Reuniões regulares para Pais, em parceria com o Núcleo da Margem Sul dos Pais em Rede, sobre diferentes temas, que decorrem mensalmente aos sábados – COLÓQUIOS do CDC (ver programa )

• Exposição no átrio do Hospital Garcia de Orta – piso 0 – que decorrerá de 15 de Maio a 15 de Junho, sobre a história e as diferentes atividades desenvolvidas no Centro e com as crianças e famílias ( ver flyer)

• Simpósio a realizar no dia 30 de Maio de 2017 - sala de conferências do Hospital Garcia de Orta - Centros de Desenvolvimento da Criança Que realidades? Com a participação de responsáveis de diferentes centros e consultas de desenvolvimento do país, para debate alargado sobre a situação atual e as necessidades futuras (ver programa)

No contexto das comemorações dos 10 anos de atividade estamos a organizar:

1. Reuniões regulares para Pais, em parceria com o Núcleo da Margem Sul dos Pais em Rede, sobre diferentes temas, que decorrem mensalmente aos sábados – COLÓQUIOS do CDC (ver programa )

2. Exposição no átrio do Hospital Garcia de Orta – piso 0 – que decorrerá de 15 de Maio a 15 de Junho, sobre a história e as diferentes atividades desenvolvidas no Centro e com as crianças e famílias ( ver flyer)

3. Simpósio a realizar no dia 30 de Maio de 2017 - sala de conferências do Hospital Garcia de Orta - Centros de Desenvolvimento da Criança Que realidades? Com a participação de responsáveis de diferentes centros e consultas de desenvolvimento do país, para debate alargado sobre a situação atual e as necessidades futuras (ver programa).
 
 
  » Ficheiros Anexos
Simposio Programa
PDF | 1.21 MBytes
Colóquios 2017
PDF | 34.51 KBytes
Flyer - 10º aniversario CDC
PDF | 148.67 KBytes
 

  Prémio de Boas Práticas em Saúde
 

Actividade reconhecida

1º Prémio de Boas Práticas em Saúde 2009

 
  “Ter um filho diferente”
 

ter um filho diferente.jpg


Decorreu no CDC em 13 Outubro 2009 uma reunião, dinamizada e apresentada por
Pais de crianças com doença neurológica crónica, com o título “Ter um filho diferente”

  ENCONTRO DE PAIS - Vamos Falar de Autismo -factos e controvérsias
  No sequência de reuniões anteriores, organizámos mais um Encontro de Pais, que decorreu no dia 24 de Novembro de 2007, onde se abordaram diversos aspectos das Perturbações do Espectro do Autismo.
 
  MÚSICA NO CDC
  O CDC teve música nos corredores....
  CIÊNCIA DIVERTIDA
  Na continuidade das actividades exteriores que regularmente realizamos aqui brincamos com a ciência… e foi notória a alegria de crianças pais e técnicos.
 
 
2009 © CDC-HGO - Todos os direitos reservados.